O que é o DWDM?
O DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) - (multiplexação densa por divisão de comprimento de onda) é uma tecnologia capaz de combinar diversos canais em uma única fibra ou em um par de fibras, otimizando o aproveitamento dos cabos e vias de fibra óptica.
Como funciona o DWDM?
Os dispositivos DWDM (multiplexador ou Mux para abreviar) combinam a saída de vários transmissores ópticos para transmissão através de uma única fibra óptica.
Na extremidade receptora, outro dispositivo DWDM (demultiplexador ou abreviado Demux) separa os sinais ópticos combinados e passa cada canal para um receptor óptico. Apenas uma fibra óptica é usada entre dispositivos DWDM (por direção de transmissão). Em vez de exigir uma fibra ótica por par de transmissor e receptor, o DWDM permite que vários canais óticos ocupem um único cabo de fibra ótica.
Todos os sinais
em uma única fibra
ou par de fibras.
Os sistemas DWDM utilizam comprimentos de onda entre 1500nm e 1600nm e apresentam alta capacidade de transmissão por canal, podendo transmitir, como na linha TJ1600 por exemplo, de 1Gbps a 600Gbps por canal.
Atualmente, devido ao custo mais acessível, o DWDM está ao alcance também de pequenos enlaces dos ISPs, que na sua maioria já começaram a enfrentar gargalos, devido a uma demanda sempre crescente por banda e novos serviços.
Os ISPs podem atender pequenos e médios enlaces em suas redes utilizando soluções DWDM compactas, sem transponder, como a linha PK200 por exemplo, iniciando com poucos canais e ir expandindo gradativamente sua capacidade.
Você quer saberm mais sobre DWDM?
A Parks preparou um e-book com uma grande quantidade de informações, teoria e exemplos de cenários de uso, extremamente úteis para quem está querendo iniciar ou aprimorar o uso da tecnologia.
Neste e-book você vai entender o funcionamento do DWDM e como ele é utilizado nas redes de distribuição de dados com as mais variadas situações, diferentes distâncias e quantidade de dados transportados (Gbps).